20 de março de 2012

PROVA: ALFABETO COM BARREIRAS

Uma noticia que li, no ultimosegundo.ig.com.br, me deixou preocupado, não sei se essa é a palavra,mas é a primeira que me vem à mente. A manchete:
MERCADANTE DIZ QUE MEC IRÁ AVALIAR ALFABETIZAÇÃO EM 2013
A partir da manchete dou continuidade no meu raciocínio.É segredo pra algum brasileiro que a alfabetização vá de mal a pior?
A melhor avaliação não seria a média anual coletada pelas secretárias como outrora?
A realidade escolar ao meu ver tem sido maquiada, desde que inventaram essa história de ensino fundamental progressivo, continuado ou não sei mais como chamam agora!
E por não saber mais como chamam alguém dirá que não sou especialista na área para opinar.
Sou especialista sim, sou pai, sou cidadão, sou brasileiro.Sou esclarecido o bastante para saber que o nosso idioma é um dos mais complexos do mundo, e mesmo que nos formemos doutores, se dependermos da escrita o dicionário terá que estar ao alcance das mãos.
AH! Me desculpem temos o corretor ortográfico, façam-me o favor, alguns estudantes não usam ferramentas de escrita,pois não conseguem formar uma redação coerente de poucas linhas.
Ai alguém novamente me corrige, usamos msn, e-mail, redes sociais; amigos estou falando em escrita, msn já tem dialeto próprio e em redes sociais raramente encontramos textos longos, e quando encontramos está na forma coloquial, digitados rapidamente, estou falando em ler, escrever exatamente tudo em seu idioma.
Se fizeres a provinha dos nove, da missiva não sairá bilhete!
Muitos hoje chegam, ao que chamávamos ginásio, semianalfabetos. O que o MEC avaliará, como consertar tudo isso?
O Ministro defende segundo ele o "espirito olímpico para a educação".
Se com espirito olímpico ele deixou uma conotação competitiva, isso me preocupa muito! 
Pois hoje na rede pública, crianças com algum tipo de dificuldade, não tem o respaldo que necessita em sala de aula pela própria dificuldade que o profissional enfrenta em passar as informações de um idioma tão complexo para 40 alunos. Competindo,os que sentissem essas dificuldades logo se auto excluem, pois que gosta de se sentir derrotado?
Sou ainda a favor de um incentivo ainda maior para os com mais dificuldade, mas isso é outra conversa
E só falamos um pouco sobre alfabetização... 



Nenhum comentário:

Postar um comentário