INTRODUÇÃO AO IDIOMA HEBRAICO

O alfabeto Hebraico O alfabeto hebraico é composto por 22 letras, o sistema é consonantal para auxiliar a leitura os antigos utilizavam um sistema conhecido como mãe da leitura ou mater lectiones ao qual utiliza o alef e o ayn para representar as vogais "a" ou "e" a letra vav para representar as vogais "u" ou "o" a semivogal yod para o som da vogal "i". Mas posteriormente os massoretas criaram um sistema de leitura ao qual utiliza um sistema diacritico para facilitar e preservar pronuncias através de gerações.

Por uma questão de curiosidade apenas, postei o quadro abaixo, esse é o alfabeto hebraico em sua forma primitiva, pedras,rolos livros e pergaminhos encontrados pela arqueologia que se referem a Bíblia, ao povo Hebreu ou Israelita são escritos com esses caracteres, porém os usados nos dias de hoje são: a forma quadrática vista acima ou a cursiva que eu mostrarei posteriormente, no caso dos livros sagrados (Torah ou  
Bíblia, que é a mesma coisa com exceção do Brit Chadashah ou Novo Testamento), são escritos com letras quadráticas.
Mais uma curiosidade, estudos apontam que, a estrela do Rei Davi, o que eu chamo de "primeiro logotipo do mundo", foi feita pela letra dalet (que se parece com o delta grego) nas letras antigas, ou seja o nome de Davi conta com duas letras dalet, se colocarmos elas sobrepostas em posições contrárias, teremos a estrela de seis pontas, porém claro isso é estudado mas fica só na especulação.
O alfabeto hebraico é composto por 22 letras que devem ser lidas e escritas da direita para esquerda.
Cada consonante pode ser lida com os sons "a", "ê", "é", "i", "o", "u" ou pode ser "muda". Por exemplo, a letra ל pode ser lida como la, lê, lé, lí, lo, lu ou ser muda, como, por exemplo, ela aparece no meu nome Siלvio - סילביו.
As letras sofít ך, ף, ם, ן, ץ sempre aparecem no final das palavras. "Sofít" significa do fim, do final.
As letras בּ ,פּ e כּ têm dois sons diferentes. A diferenciação se faz pelo uso de um "nikúd" (pontuação que indica vogal) chamado "daguêsh". O hebraico moderno faz pouco uso dos nikudim. Aqui estão estas letras com daguêsh e os seus respectivos sons: As letras א, ה, ע ,ו e י

- א pode lida como á, ê, é, i , u , ou ser "muda". Na grande maioria das palavras ela é lida como "a", "é" ou "ê". Exemplos:


(ahavá - amor) אהבה

(aní - eu) אני 
(éifo - onde) איפה
(rí - ela) היא (letra א "muda")

- A letra ו pode ser lida com os sons o, ó, u:

(cuscuz ) קוסקוס
(Bruno) ברונו
(Roberto) רוברטו


- A letra ה tem a mesma equivalência de som com a א - porém, geralmente, a ה é pronunciada como "rr"(em "carro"). Quando ela aparece no final das palavras, é pronunciada como "á" (tônico). Exemplos:


(arravá - amor) אהבה

(chultzá - camiseta) חולצה
(Elena, também possível ler "relena") הלנה


- A letra י geralmente é pronunciada como "i":

(Silvio) סילביו
(Thaís) טאיס
(Cintia) סינטיה

- A letra , ע no hebraico moderno, também equivale aos sons da letra א , ou seja, a, ê, é, i, o, u. Assim como acontece com א, a letra ע geralmente representa "a", "ê", "é":


(avodá - trabalho) עבודה

(aní - pobre) עני
(éved - escravo) עבד
(êzrá - ajuda) עזרה
















Ao saber o nome de cada letra, você já pode ter uma noção de como ela é pronunciada. Então, como exercício, leias os nomes abaixo (todos nomes brasileiros):

פאולו
פאביאנה
קארלוס
אנה
מאוריסיו
הלנה
גוסטבו
רודריגו
קלאודיו



O verbo fraco
Verbos Guturais


Em hebraico devemos nos atentar para as letras guturais, ou seja, letras que são pronunciadas do fundo da garganta, conforme a seguir:


Aléf, heit, Heit e ayn 



O paradigma de conjugação usado para os verbos fracos é conforme o verbo paal פעל (fazer), sendo que pei é a 1º letra, ayn é a 2º letra e Lamed é a 3º letra, Desta forma temos um parâmetro para marcarmos em que posição do verbo tem uma letra gutural, por exemplo:


Quando tenho uma letra gutural na 1º posição do verbo o mesmo é chamado de pei gutural, na 2º posição o chamamos de ayn gutural e na 3º posição de lamed gutural.Verbos hebraico no infinitivo




Abaixo das sentenças trazemos os verbos na forma infinitiva.
Eu falo hebraico אני מדבר עבריתAni medaber ivrit  
Tu entendes?אתה מבין Atah mevin?

Ele canta em hebraico. הוא שר בעברית Hu shir beivrit

Fecha a porta. לסגור את הדלת Lsgor et hadélét 
Diga a verdade! לומר את האמת Lomer et haemét
Ela abre a janela היא פותחת את החלוןHi ' potahat et hachalon


לדבר Falar לפתוח Abrir לומר Dizer לשיר Cantar לסגור Fechar להבין Entender

EM BREVE MAIS PUBLICAÇÕES

שלום (PAZ) SHALOM!











Nenhum comentário:

Postar um comentário