29 de março de 2012

A CULTURA DA IGNORÂNCIA

Caros amigos, conectado no dia de hoje (28/03), a todos os meus perfis nas redes sociais e colocando também o blog SEGUNDA2OPINIÃO em dia, pois por motivo de saúde, não publicava nada a mais de 10 dias; me deparei com vários posts inquietantes e comentários que de certa forma me entristeceram.
Muitos de vocês tem conhecimento da morte do escritor, dramaturgo, colunista e humorista Millôr Fernandes, aos 87 anos, na noite de terça (27/03), no Rio de Janeiro.
 Com a morte deste ícone de nosso País, que nos presenteou com seu grande talento impar, surgiram claro muitos posts no Facebook, G+ e Twitter em homenagem à ele; essas postagens acabaram por trazer curiosidade de alguns que diziam não conhecer Millôr.
Essa curiosidade gerou alguns protestos na rede sobre a ignorância de não se conhecer Millôr, entrelaçados a muitos comentários de repudio a essa "ignorância", fiquei realmente triste!
Sempre aprendi que deveríamos aprender, estudar, nos informar,... para primeiramente realização e satisfação de nossa curiosidade, para que fossemos pensadores livres e não simples observadores e por fim para compartilhar com nosso próximo as opiniões de dados recebidos e mesmo muitas vezes discordando de opiniões de terceiros, usar toda essa interação para aprendermos ainda mais, aprendi em pouco tempo a respeitar opiniões diferente pois não há absolutismo na verdade e toda história tem pelo menos dois pontos de vista.
Muitas vezes, e agora serei apedrejado, discordei da opinião do Millôr e mesmo tendo menos da metade da idade e exponencialmente menos conhecimento, fiz chegar a ele nessas ocasiões comentários de desagrado, recebendo em seguida desse TITÃ, postagens que me colocavam a par do seu raciocínio; agora veja, ele não precisaria se dar o trabalho de me responder e principalmente com a humildade que o fez, na sua sabedoria nunca me chamou de ignorante.
Acho que ignorante é aquele que não pergunta, não sabendo, não há em si curiosidade; para este não haverá mudança porém ao que pergunta esse deverá ser informado, comparo este a quem pede um copo de água em sua casa; deixaria tu, este com sede?
A maior alegria é compartilhar conhecimento com o próximo, sem vitupera-lo, sem nenhum tipo de escarnio.
Muitos em nosso pais não tem tempo ou condições de buscar cultura e conhecimento, não tem acesso a livros (e isso posso mostrar que é real), muitos não tem acesso a internet principalmente com banda larga e quando tem as ferramentas por vezes não sabem como utiliza-las
Eu particularmente confesso, sei bem menos do que deveria, acho que a interação é essencial para conhecer o próprio comportamento humano.
E principalmente na concordância ou na discordância expor o que pensamos e aprendemos e aprenderemos ainda mais, pois mostra a história que conhecimento demais armazenado e contido, fora de movimento pode se tornar arrogância, sendo este ultimo pior que a ignorância pois esta com a busca a curiosidade lhe é revelado o infinito (senta-te na rua com um mendigo ou uma prostituta e aprenderá o que um ano de universidade não lhe ensinou, já a arrogancia fechara o entendimento não permitindo entrar nada novo e deixando obsoleto o que aprendeu!
OS SÁBIOS SABEM QUE DIVIDINDO ACRECENTARÁ, SOMANDO MULTIPLICARÁ,
MAS O TOLO CONFIARÁ EM SEU BRAÇO E CAIRÁ NA BATALHA POR ESTAR SÓ!
FRASES DE MILLÔR FERNANDES:


    Tenho absoluta certeza de que vim ao mundo como exemplo. Só falta descobrir de quê
Se a natureza fosse mesmo sábia, não me daria ao mesmo tempo essa cara e essa autocrítica
Democracia é quando eu mando em você, ditadura é quando você manda em mim
Quem se mata de trabalhar, merece mesmo morrer
O amor chega sem ser visto, mas sai fazendo aquele quebra-quebra
errar é humano, botar a culpa nos outros também
Como são admiráveis as pessoas que não conhecemos muito bem

6 comentários:

  1. Foi-se mais um grande nome,,,muito bom seu blog amigo...abraços de boa tarde.

    ResponderExcluir
  2. Millôr, como eu gosto das frases dele. Um grande poeta, colaborou bastante com a Literatura Brasileira.
    Gostei muito do seu blog amigo, vou estar te seguindo e voltando outras vezes.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Smareis, as portas do segunda2opinião estão escancaradas pra você, critique, opine, sugira...gosto disso...obrigado por participar...abraços!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Igualmente pra você e pra todos que seguem o segunda opinião

      Excluir