7 de maio de 2012

MAIS UM PROBLEMA DO QUE UMA SOLUÇÃO

Já há dias venho querendo elaborar texto abordando o problema dos contêineres de lixo na cidade de Sorocaba, aproveito a ocasião para engrossar a voz juntamente com o vespertino Diário de Sorocaba e com o jornal de noticias virtual, www.linha42.com.br.
A diferença é que como sempre coleto e coloco informações de cunho próprio e de terceiros para mostrar a dimensão do problema.
Há muito tempo esses contêineres colocados na referida cidade, para auxiliar e dinamizar as coletas de lixo, tem sim causado problemas aos moradores, que não querem nem pensar em ter um desses em frente as suas residências, pois em sua maioria estão danificados, sem tampas, depredados e exalam um mau cheiro terrível, dependendo unicamente da boa vontade de alguns moradores para serem higienizados, e vale ressaltar que esse mau cheiro fica ainda pior, pois com a falta das sacolinhas os detritos ficam todos no fundo do recipiente.
Além disso moradores relatam que devido a quantidade de contêineres ser insuficiente, inclusive não encontrado em algumas vias, é muito comum encontrar situações como as da foto acima ou ate fraldas, absorventes e detritos animais em todo o seu entorno.
Existem casos de vias em que os próprios moradores retiram os contêineres de frente as suas casas tamanho o mal estar que causam.
Uma das soluções que vejo, é a Prefeitura colocar dois contêineres maiores em cada esquina e ver se suporteria a demanda e de quando em quando colocar funcionários para a higiênização do mesmo.
Quando a depredação dos mesmos, como já foi relatado na imprensa, é culpa sim de pessoas que na madrugada incendeiam e quebram os equipamentos, mas também dos coletores que, para acompanhar o caminhão jogam o equipamento de qualquer maneira, causando assim rachaduras, danificação de suas rodas e tampas.

A Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) informa que o contrato mantido com empresa Gomes Lourenço abrange os serviços de coleta, transporte e destinação do lixo, além da disponibilização, manutenção, troca e reposição dos contêineres. Atualmente, aproximadamente 45 mil contêineres estão distribuídos pela cidade, e está em estudos pela Seobe uma ampliação do número de recipientes a partir da vigência de um novo contrato.

De acordo com a pasta, os contêineres são substituídos conforme programação, priorizando-se as regiões das cidades onde eles estão há mais tempo, além de locais identificados pela fiscalização do setor e pedidos de munícipes. 


Para solicitações e reclamações, o morador pode procurar a Central de Atendimento 156, pelo telefone ou pelo Portal da Cidadania www.sorocaba.sp.gov.br.


FONTES: DIARIO DE SOROCABA
                 LINHA42.COM.BR

Um comentário:

  1. Cidade limpa!?!
    O descaso toma conta de nossa bela cidade!
    Parabéns ao segunda opinião, uma voz que não se cala em nossa cidade.

    ResponderExcluir