7 de maio de 2012

E AGORA QUEM PODERÁ NOS AJUDAR?

O Sistema Único de Saúde (SUS), deveria, pelo menos na teoria, dar atendimento médico de qualidade à todo cidadão brasileiro, mas vamos ser realistas, isto não acontece e com muito boa vontade demorará muito para acontecer.
Um bom exemplo que tenho é o da cidade de Sorocaba, que não consegue nem de longe atender a demanda, além do descaso que é apoiada pelas plaquinhas contidas nos ambulatórios, que inibem qualquer reclamação, com os dizeres "Desacato a funcionário Público é passivo de prisão em flagrante ", o cidadão tem burlados os seus direitos e os "funcionários públicos deitam e rolam". Consultas e exames urgentes são marcados com uma antecedência de até 6 meses, para talvez já estar morto ou se esqueça e dê lugar à outro.
Agora existe um movimento louvável de um Hospital Municipal em Sorocaba, é claro que é necessário e urgente, porém é de necessidade ainda maior termos médicos, que estejam presentes em seus plantões, pois nos próprios centros de saúde onde a triagem é feito por uma enfermeira que (NÃO ESTUDOU MEDICINA, NÃO CONHECE SINTOMAS E NEM DOENÇAS), e só então, se essa enfermeira achar necessário você passará por um médico e quando este médico falta esta pessoa que está sofrendo de uma enfermidade volta para sua casa sem atendimento, pois não tem condições de se dirigir aos centros hospitalares, é nesse caso que pergunto para que um pomposo prédio de Hospital Municipal?
O problema é politico administrativo a questão de espaço é necessário, mas secundário
Se os nossos secretários, deputados e prefeito se derem o trabalho de comparecerem às unidades de saúde (sem avisar) , verá que o problema geral não é espaço, é morosidade no atendimento!
Outra alternativa seria recorrer ao atendimento particular, o que no caso da maioria é utopia, haja visto que um quarto para internação na maioria das vezes é mais caro do que a instalação diária em um hotel de luxo (com todas as suas regalias), sem comentar aqui os procedimentos.
Só nos resta então os convênios médicos, que estão desagradando em atendimento, desagradando a médicos e se não bastasse estão fazendo e desfazendo com as faturas, além da tal da cobertura e da carência
   Foi o que aconteceu com a professora Marilene Alves de Mattos, de 59 anos, cliente da SulAmérica por quase 20 anos. No mês de janeiro, ela recebeu o boleto do seu plano de saúde normalmente. Porém, um detalhe lhe chamou a atenção: a fatura deveria ser de R$ 432,11, mas apresentava novo valor, R$ 1.001,71 – um aumento de 131,59%. Ao entrar em contato com a empresa, a cliente foi informada que por ser o mês do seu aniversário, o seu plano sofrera um reajuste.
“Tentei argumentar de todas as formas e expliquei que não tinha condições de pagar aquela quantia, mas eles disseram que a mudança estava prevista em contrato e por isso eu não poderia fazer nada”, conta a professora.
Marilene mudou de operadora, para a qual paga R$ 570 por mês. “Estou super insatisfeita. Tive de deixar os meus médicos que me acompanharam durante anos, pois eles não aceitam o meu novo convênio.”
E AGORA QUEM PODERÁ NOS AJUDAR?

2 comentários:

  1. Infelizmente é um problema de cunho nacional, mas como disse no meu comentário anterior, digo agora Sorocaba está as traças...uma secretaria, uma ouvidoria e uma prefeitura que não funciona!
    Saudade do médico da família...volte que eu voto!

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  2. Triste situação,em nosso País o que funciona na verdade é nada mais e nada menos que: CORRUPÇÃO!
    O que é pra funcionar não FUNCIONA!
    E AGORA QUEM PODERÁ NOS AJUDAR? Os "PROFISSIONAIS-PADRÃO" Inclusos sem conhecimentos e POLÍTICOS CORRUPTOS? NÃO E NÃO,cabe a nós nossa SOBREVIVÊNCIA!

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