8 de maio de 2012

HOMENAGEM À HISTÓRIA!




O casal Vitor Cioffi de Luca e Thereza Conceição Grosso de Luca, fundadores do DIÁRIO, completou 12 anos de falecimento, no último dia 13. A lembrança das lutas e conquistas do casal até hoje estão presentes entre os que com eles conviveram. Perpetuar a lembrança do casal é uma forma de manter viva a história de dedicação em prol do bom trabalho nos meios de comunicação.

Depois de aproveitar férias no Paraná, o casal retornava de viagem, em 13 de novembro de 1998, quando uma erosão na estrada fez Vitor perder o controle do veículo, que se chocou de frente com um caminhão que seguia em sentido contrário. Thereza morreu na hora e Vitor faleceu a caminho do hospital.

Quem conheceu as causas que levaram Vitor e Thereza a lutar pela doutrina cristã e pelas entidades assistenciais da cidade foi Paulo Mendes, ex-vereador e atual secretário de Governo e Relações Institucionais.

Paulo Mendes é o autor da lei que nomeou duas ruas do Jardim Esmeralda, com os nomes de Vitor e Thereza de Luca. A lei nº 6.693, de 16 de setembro de 2002, determinou que a antiga rua 11 se tornaria a rua Tereza Conceição G. de Luca, e a antiga rua 23 seria a rua Vitor Cioffi de Luca. Essas duas vias estão localizadas em pontos estratégicos no bairro, formando um cruzamento.

De acordo com o secretário, a amizade que tinha com o casal foi o motivo que o levou a requerer a nomeação das ruas. “Conheci e convivi muito com eles. Acompanhei de perto a luta do casal, não só pelos ideais do jornalismo, mas também pelo engajamento em prol das entidades assistenciais.”

Além do nome dado às vias públicas, a sala de assessoria de imprensa da Câmara Municipal já havia recebido o nome de Vitor Cioffi de Luca, em 30 de novembro de 1999. A resolução nº 265 foi assinada durante gestão de Paulo Mendes, pelo então presidente da Casa de Leis, Oswaldo Duarte Filho. “Eles tinham uma luta idealista e coerente, com valores cristãos na linha editorial. Por essas conquistas é compensador perpetuar os nomes”, declarou Mendes.

HOMENAGEM AO FILHO DO CASAL – Em 1996, Vitor e Thereza haviam perdido o filho Fernando de Luca Neto, para o câncer. O jovem jornalista era o diretor executivo do DIÁRIO. A morte de Fernando fez a família sofrer, no entanto o lado religioso prevaleceu no casal.

Por conta da amizade e convivência, Mendes assinou a lei nº 5.228, de 30 de setembro de 1996, denominando “Jornalista Fernando de Luca Neto” a ponte sobre o rio Sorocaba, que faz a mão direita de direção no sentido do bairro ao Centro, situada nas proximidades do Jardim Iguatemi.

MAIS HOMENAGENS – O deputado federal José Caldini Crespo, criou a lei nº 10.973, que homenageia o fundador do DIÁRIO. O viaduto localizado no quilômetro 109,6 da Rodovia Raposo Tavares (SP 270) recebeu o nome “Vitor Cioffi de Luca” em 4 de dezembro de 2001.
 FONTE: DIÁRIO DE SOROCABA
 SEGUNDA2OPINIÃO:
Essa postagem se dá pelo aniversário do Senhor Vitor Cioffi de Luca que, se vivo faria hoje 87 anos.
E é completamente impossível separar o nome de "Seu" Vitor e o de Dona Thereza, da mesma forma que é impossível separar o nome dos Fundadores do querido Diário de Sorocaba.
Para quem os conheceu inclusive na movimentada redação do DS, fica apenas a lembrança de seus conselhos e os sentimento profundo de saudades, que é compartilhado com certeza por muitos sorocabanos, pelos seus filhos Leila, Walter e Mauricio e por todos que em algum momento compartilharam da presença desse grande homem!

Um comentário:

  1. Bela homenagem, parabéns. Este foi um grande jornalista não temos duvida.

    ResponderExcluir