11 de abril de 2012

ABSOLUTAMENTE

A verdade não é absoluta, de maneira nenhuma encontramos algo definitivamente imutável, alguns redarguiriam que Deus é imutável, eu concordo, porém não é imutável a forma que cada um O enxerga, ainda assim encontramos também os agnósticos.
Podemos opinar e interagir de forma a chegar a um bem comum, mas isso não significa que este suposto consenso apoie a verdade, pois para outro grupo esse consenso difere e isto pode acontecer dentro de um único grupo.
O que existe é acreditar ou não e interagir com todo o grupo guiando-se pelos conceitos em que se acredita, ainda assim sempre há discordância.
Alguns ainda dirão que fatos comprovam a verdade, mas é relativo o efeito que os fatos terão em cada grupo ou individuo.
Darei um drástico exemplo:
Vivemos, trabalhamos, procriamos, amamos e com as experiências nos tornamos mais sábios e morremos, então em primeiro lugar, toda a sabedoria que adquirimos, em alguns aspectos se defasa, em segundo lugar é verdade que vivemos, ou que morremos a cada segundo?
Tudo depende de que lado você prefere, do ponto de vista em que se agarra.
A verdade é descoberta pela criação e experiências, dessa forma a minha verdade não pode ser igual a sua, mas numa coisa temos que concordar, o sofrimento é uma coisa da qual fugimos, por esse motivo interagimos para encontrar um meio de evitá-lo.
Mas ainda assim o que é sofrimento pra um pode não ser para o outro e mesmo nos instintos absolutos, as extremidades de defesa de amor ou de fome difere de um individuo à outro e de uma espécie à outra.
É relativo se hà um pouco de verdade em uma mentira ou se há um fundo de mentira em uma verdade; e o que torna isto relativo é a boca que o conta ou o ouvido que ouve e as sensações que conectam ambos naquele momento.
Em nossa história fatos foram mudados, ao que se tornaram em verdades vantajosas e mentiras descobriram mundos.
Se o leitor contemplar de mais perto verá que muitas lenda se iniciaram em uma verdade mal contada ou em muitas vezes aumentada!
Não é verdade?



"A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos".
Mahatma Gandhi

Um comentário:

  1. bem cada um tem o direito de opinar,fazer o que quiser da viva estando "errado ou não" o próprio ser humano criou os termos certo e errado, o bem e mal,"o rico e pobre" termos que complicam a vida pelo fato de que se você faz algo que esta fora do "TABU" É MAL VISTO,CRITICADO E IGNORADO DIFICILMENTE ELOGIADO POR QUEM ACHAS QUE ESTAR DENTRO DO "PADRÃO" SOCIAL... sim na história carregamos conosco inúmeras mentiras das quais "nos" conformamos deixamos passar porque isso vem de uma geração ignorante que por sua vez nos repassou e se "continuarmos" fazendo isso nada mudara! bem eu farei minha parte darei uma educação com fundamentos pra minha filha aproveitando que ainda tem dois aninhos,mostrarei algo que não costumamos ver nas "historias" vai estudar? vai,mais eu a mostrarei como se defender da ignorância alheia.

    ResponderExcluir