15 de fevereiro de 2012

A HORA DO PESADELO

Uma criança de 5 anos morreu nesta terça feira, (14/02), após ser atacada por um pitbull em Capão da Canoa, município a cerca de 120 Km de Porto Alegre. De acordo com a policia civil, Gustavo Nunes Gomes de Souza teria entrado na casa da rua Gaspar Grizza, no Bairro de Santa Luzia, para brincar com uma amiga e acabou indo até os fundos da residência, onde o cão estava amarrado.
Gustavo foi atacado mortalmente no pescoço e infelizmente não resistiu aos ferimentos falecendo no hospital.
Noticia trágica e triste.Ao ter conhecimento deste ocorrido senti uma sensação de pânico, pois o pesadelo aqui relatado pode estar mais perto do que imaginamos e pior, sendo anunciado, e não nos damos conta disso.
Cães são levados a bairros distantes, cruelmente abandonados à merce da própria sorte, ninguém se engane, pitbull ou não, todo animal mesmo os domésticos são guiados por instintos simples como alimentação, território e sobrevivência, quando se sente ameaçado em qualquer dessas prioridades, manso ou não o animal tende a atacar.
Quando passamos em ruas onde os cães andam livremente, começam a latir; eles estão emitindo um alerta! Você está prestes a invadir o seu território, se ele estiver abandonado ele demarcará esse território na via, em lugar próximo onde tenha encontrado alimentação com facilidade, nesse caso você estará invadindo esta demarcação, por esse motivo continuam latindo e avançando até que a "ameaça" se afaste, como uma escolta.
Mas existe um ditado que diz: 
"Cão que ladra não morde".
Puro mito, ele está latindo porque não quer "morder", mas isso não quer dizer que não vá faze-lo!











E a situação piora muito quando crianças são o alvo, pois sem conhecerem estes parâmetros são tidas pelos cães não só como ameaça mas reconhecidamente mais fracas, a probabilidade de que a situação termine mal é exponencialmente maior.
Esses animais abandonados além de elevarem o risco de ataques, também podem atrair inúmeras doenças.
Há uma concentração muito grande de animais criados soltos ou abandonados, acidentes são incontáveis, muitas vezes não são noticiados, é grande também os acidentes viários por conta destes animais.
Em Sorocaba onde moro esses animais estão em todos os lugares, são abandonados em maior numero nos bairros afastados, no caso de Sorocaba principalmente na Zona Norte.
 Se você conhece algum caso de ataques de cães, ou sofre de alguma forma com esse problema peço que deixe o seu relato nos comentários abaixo.
Faço um apelo para que não abandonem seus animais e não os crie soltos nas ruas, colocando em risco principalmente as crianças.
Se precisar abrir mão de seu animal de estimação existem orgãos competentes para isso! Entre em contato com a prefeitura de seu Município.
Gostaria que todos compartilhassem, para que se possível fiquemos longe desse pesadelo!  

2 comentários: