2 de junho de 2012

DIÁLOGO E LIBERDADE: CONTRA O ABUSO

O termo ou idéia de abuso aplica-se a qualquer ação humana onde exista uma pre-condição de desnível de poder, seja ele sobre objetos, seres, legislações, ...


Existem abusos de todos os tipos, desde o abuso de autoridade que pode ser cometido por autoridades policiais, governamentais, de funcionários em funções públicas e até de pais, familiares e tutores que em suas funções de educar extrapolam ou se aproveitam desta condição para condicionar o subordinado as suas vontades.
Existe também o abuso usual e descabido da força, como no caso de estudantes obrigados a fazerem o que lhes é ordenado pelos maiores sob ameaça física, sendo que os menores ou mais fracos não denunciam por medo de represálias, o mesmo acontece com mulheres que coagidas por força física são humilhadas tendo sua vontade suprimida pelo agressor.
Todos esses abusos são condenáveis, e tem de ser banido, porém existe uma demora já que a cultura popular tem que ser trabalhada, quanto as leis correntes no Congresso sobre as palmadas nos filho, o castigo físico bem aplicado sem excessos sempre se mostraram eficazes....isso não justifica crueldade, abuso ou espancamento.
Mas o que realmente quero abordar são os abusos sexuais, monstruosos de estupros e pedofilia que parecem estar se multiplicando.
E o pior, sendo praticado por pais, parentes próximos, professores entre outros, abusos estes que muitas vezes são incompreendidos pelas vitimas, meninos e meninas que são bolinados estuprados e machucados inclusive por quem deveriam defende-los.
Esses ferimentos causados por tais circunstâncias, vão além do físico, pois qualquer que seja o abuso traz consigo a submissão, humilhação e por consequência a destruição de sonhos e perspectivas, já que a vitima  se sente inferior para lutar contra qualquer agressão física ou psíquica que venha a sofrer.
Qualquer que seja o abuso e a idade da vitima, são causados males irreparáveis, porém no caso de espancamento e crimes sexuais praticados na mais tenra idade maiores são os danos causados.
Em todos os casos de abusos geralmente é necessário acompanhamento profissional psicológico, no caso especifico de abuso sexual em crianças pode-se perceber mudança de comportamento, ficando está tímida, depressiva, arredia e mostrar pânico à aproximação, pois em geral esses abusos se dão sob ameaça.
*Um conselho aos pais preste atenção no comportamento de seu filho, conheça os seus amigos, ter atenção em aproximação de adultos e suas atitudes em relação À criança.
*Concelhos à criança não permitir que nenhum adulto toque ou lhe faça tocar partes intimas, não acompanhar estranhos mesmo com promessas de doces ou quantidades de dinheiro, em caso de espancamento ou desempenho sexual suspeito avisar rapidamente um adulto de sua confiança.
Este Blog tem por finalidade informar, mas incentiva a discussão do assunto com sua família e professores!

Um comentário:

  1. Assunto legal, abre espaço pra converçar com a família, e ta bem leve.
    gostei

    ResponderExcluir